Tratamento

O tratamento consiste em saturar as madeiras com sais solúveis em água, tornando a madeira imunizada, ou seja, resistente a fungos, cupins, umidade e outros agentes de deterioração.

O processo é feito no Autoclave, um cilindro de açoo fabricado para suportar pressões elevadas.
Apesar da alta tecnologia empregada no tratamento do eucalipto, o processo todo é simples.

Veja o processo de tratamento de Madeira da LASKAFORTE:

tratamento1

A secagem da madeira é feita no pátio da empresa, trabalhamos com dois tipos de secagem.

1 – Engradamos a madeira dentro da estufa para que o ar possa passar entre as peças e retirar o excesso de umidade. Há uma secagem mais rápida e segura, onde a madeira seca por igual, até atingir 12% de umidade.

2 – Engradamos no tempo para que o ar possa passar entre as peças, retirando o excesso de umidade da madeira até atingir de 12% à 20% de umidade.

tratamento3

Terminando este processo, a madeira vai para cortes, furagens e é selecionada para cada função a ser utilizada, como: Postes, cruzetas, dormentes, mourões, engradamentos para construção civil, pontes, ou se vai ser utilizada dentro ou fora do mar.

Para cada caso há uma concentração.

tratamento3

Terminando este procedimento segue a madeira para o tratamento na auto-clave, que passa por várias etapas:

tratamento4

Procedimento de tratamento da madeira

1º Concentração da solução do CCA.

2º Vácuo inicial.

3º Entradas solução.

4º Pressão.

5 – Retorno da solução.

6- Vácuo final.

tratamento5

1 – Concentração da solução

É olhada toda vez que vai realizar-se um tratamento na alto-clave. Quando a solução desbalanceia a concentração é feita com maior rigor pela EMPRESA, ao acabar o processo da solução inicia se o tratamento.

Vácuo inicial é onde uma bomba é ligada para abrir as células da madeira e retirar o ar de dentro das células, também ao mesmo tempo se retira o ar de dentro da auto-clave por um perí­odo de tempo, passando por esse processo a mesma bomba suga a soluçã de dentro do tanque da auto-clave para encher e ao mesmo tempo retira-se o ar da solução, terminado esse procedimentos passam para pressão.

Pressão onde uma bomba é ligada para fazer a penetração forçada e ao mesmo tempo fixando o produto quí­mico CCA, passado por um perí­odo a bomba é desligada e o excesso de solução volta para o tanque da auto-clave, acabado esse procedimento, passamos para o vácuo final.

Vácuo final é onde uma bomba é ligada para sugar o excesso de solução na parte externa da madeira, acabado o processo, a madeira vai ser retirada de dentro da auto-clave passando para debaixo de um barracão onde fica em descanso por um perí­odo para que o produto quÃímico acabe com as reações quí­micas e não contaminem o meio ambiente.

tratamento6

Depois da nossa madeira passar por todos esses procedimento fazemos um rigoroso controle de qualidade feito em laboratório com os nossos parceiros mês a mês. Onde é coletada amostras da madeira tratada e da solução, para ser encaminhada ao laboratório. Veja porque fazemos esse rigoroso teste de qualidade:

Quando a madeira entra para dentro da auto-clave vai junto pequenos pedaços de madeira, casca e poeira. Estes produtos quando entram em contato com a solução de CCA passando por um tempo entram em decomposição causando o desbalanciamento da solução e alterações dos princípios ativos e do PH da água da solução de CCA, princí­pios ativos que são:

Cromo,cobre, arsânio.

Esses três princípios ativos não podem ser balanceados na fábrica do produto onde tem um rigoroso teste de qualidade na fabricação.

Todos esses processos são feitos para que nossos clientes tenham um produto de qualidade.

tratamento7